segunda-feira, 20 de abril de 2009

NINA FOCH
















Nascida Nina Consuelo Maud Fock em Leiden, Holanda, no dia 20 de Abril de 1924 e falecida em 05 de Dezembro de 2008, Nina Foch foi uma atriz holandesa indicada ao Oscar.
Sua mãe era americana, e seu pai holandês, eles se divorciaram quando nina era uma criança. Tendo crescido em Nova York, foi encourajada pela mãe a se dedicar ao seu talento artístico. Ela tocava piano mas preferia as artes dramáticas.
A fama de Foch no cinema veio nos anos 40 onde ela interpretava mulheres sofisticadas, frias e calculistas. Fez cerca de 80 filmes e centenas de aparições na TV.
Em 1951, ela fez ao lado de Gene Kelly, "An American in Paris". Além de "Scaramouche", "The Ten Commandments" e em 1954 "Executive Suite", pelo qual ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Fez também "Spartacus". Em 1975, participou do filme "Mahogany". Mais recentemente, apareceu na TV em séries com "Just Shoot Me", "Bull" e "NCIS".
Um papel memorável de sua carreira está na produção do Channel Four, de 1994, "Tales of the City."
Foch deu aulas na School of Cinematic Arts, desde os anos 60 até sua morte em 2008. Ela também trabalhou como consultora independente de roteiros para diretores de Hollywood.
Foch viveu em Beverly Hills, California, por 40 anos e teve um filho, Dr. Dirk de Brito. Foch se casou três vezes, a primeira com James Lipton (54 a 59). Em seguida com Dennis Brito (59 a 63) e por fim com Michael Dewell (67 a 93).
Foch faleceu em 05 de dezembro de 2008, vítima de complicações de uma doença no sangue, chamada mielodisplasia.

Nenhum comentário: