domingo, 5 de abril de 2009

LIZABETH SCOTT
















Lizabeth Scott, cujo nome de batismo era Emma Matzo, nasceu em Scranton, Pensylvania, USA, no dia 29 de setembro de 1922. Filha de imigrantes eslovacos, estudou arte dramática em Nova York. Em 1942 trabalhou como substituta eventual de Tallulah Bankhead na peça The Skin of Our Teeth, sem oportunidade, porém, de exercer o papel principal. Desanimada, aceitou papéis menores, e ainda trabalhou como manequim. Algumas circunstâncias favoráveis trouxeram-na de volta ao teatro. Com a doença da intérprete de “Sabina”, Elizabeth, que a substituíra muito bem, acabou ficando definitivamente no seu lugar. Mais tarde, por ironia do destino, foi convidada, mas recusou protagonizar The Skin of Our Teeth, aquela mesma peça na qual tinha sido simplesmente a substituta de Talulah.
Segundo contam, resolveu suprimir o “E” inicial de seu nome apenas para “ficar diferente”.
Uma foto de Lizabeth no Harper´s Bazar chamou a atenção do agente Charles Feldman. Fez testes na Warner Brothers, mas quem a contratou foi a Paramount Pictures, estreando ao lado de Robert Cummings no filme You Came Along (1945). Embora tivesse mais talento do que elas, os produtores tentaram fazer de Lizabeth uma espécie de Lauren Bacall ou Veronica Lake, já que seu semblante e voz lembravam Bacall, então esposa de Humphrey Bogart.
A linda atriz Lizabeth não se casou ou teve filhos. Ela não se conformava com os rumores de que era lésbica, envolvendo-se, por isso em alguns processos judiciais.
Seu último filme foi com Mickey Rooney, em 1972. Lizabeth Scott está imortalizada na Calçada da Fama (1624 Vine Street – Hollywood) pela sua contribuição às ciências cinematográficas.

4 comentários:

Roderick Verden disse...

Uma mulher atraente. Conta-se que ela foi flagrada numa espécie de bordel para mulheres. Uma revista que revelou isso. À partir daí, a carreira da sensual Lizabeth Scott foi em baixa.

rocky disse...

Parece que Lizabeth era amante de Talulah e roubou o seu papel. Baseando-se no fato, foi escrita a peça "All About Eve"

Adriano Miranda-Franca-SP disse...

Lizabeth Scott foi uma das maiores do " film noir ", tendo atuado nos clássicos " The Strange Love of Martha Ivers " ( O Tempo não Apaga/1946, ao lado de Kirk Douglas ) de Lewis Milestone, " Dead Reckoning " ( Confissão/ 1947, ao lado de Humphrey Bogart ,)de John Cromwell , " Pitfall " ( O Caminho da Tentação/ 1948, ao lado de Dick Powell ), de Andre De Toth e "Dark City " ( Cidade Negra/ 1950, ao lado de Charlton Heston ), de William Dieterle. Brilhou também no melodrama " Desert Fury " ( A Filha da Pecadora/1946 ), de Lewis Allen e no western " Red Mountain " ( 1951, ao lado de Alan Ladd ), também dirigido por William Dieterle. Uma mulher bela, sensual, dona de uma voz rouca e inesquecível, dotada de uma fragilidade e uma feminilidade inefáveis. Uma verdadeira musa dos anos dourados e cada vez mais distantes de Hollywood.
( Adriano Miranda-Franca-SP-Historiador de Cinema )

Anônimo disse...

Ela era lésbica