domingo, 8 de março de 2009

JEANNE CRAIN


























Jeanne Elizabeth Crain nasceu em Barstow, Califórnia, no dia 25 de Maio de 1925 e faleceu em Santa Barbara, Califórnia, no dia 14 de Dezembro de 2003, foi uma atriz americana.
Filha de um professor da High School English e de uma dona de casa, Jeanne foi movida para Los Angeles logo após seu nascimento, seu pai começou com uma outra posição ensinando nessa cidade. Quando na High School Júnior, Jeanne atuou em uma produção da escola que a ajustasse no trajeto a agir. Quando estava na Junior High School, Jeanne foi convidada a fazer um teste para aparecer em uma peça de teatro de Orson Welles. Infelizmente, ela perdeu o papel e não começou a peça, mas se ajustou nos mínimos detalhes para suas ser uma atriz do filme.
Depois da carreira de escola secundária dela, Jeanne se matriculou a UCLA para estudar drama.Com 18 anos , Jeanne ganhou parte no filme da Fox Studio's The Gang's All Here (1943) e um contrato pequeno. O próximo filme dela Jeanne viu se elevevar a uma parte mais significativa em Home in Indiana (1944) o ano seguinte que foi filmado em Kentucky. O filme era um golpe inquestionável. Em virtude daquele sucesso de box-office, Jeanne estava determinada a um aumento e faturamento de estrela, como Maggie Preston, no próximo filme de 1944, In the Meantime, Darling (1944). Infelizmente, os críticos não só gostaram do filme, mas souberam separar em particular o desempenho de Jeanne. Ela repercutiu bem o papel no último filme do ano, Winged Victory (1944). As audiências amadas e o filme eram lucrativos.
Em 1945, Jeanne foi lançada no elenco em State Fair (1945) como Margie Frake que viaja à feira e se apaixona por um repórter feito por Dana Andrews. Agora, Jeanne adquiriu um contrato maior e mais reconhecimento. Depois daquele ano, Jeanne se casou Paul Brooks na Véspera de ano novo. Embora a mãe dela não era a favor do matrimônio, a união foi duradoura, e Jeanne teve incríveis sete filhos. No ano de 1947 Jeanne deixou sua vida de atriz, para cuidar de seu primeiro filho.
Em 1949, Jeanne só apareceu em três filmes, A Letter to Three Wives (1949), The Fan (1949), e Pinky (1949). Era este filme posterior que a armazenou um Oscar de Melhor Atriz para o papel dela como Pinky Johnson, uma enfermeira que monta uma clínica no Sul Fundo. Ela perdeu para Olivia de Havilland, The Heiress (1949). Jeanne deixou a Fox Studio's depois de filmar Vicki (1953) , com Jean Peters. Ela tinha feito 23 filmes para o estúdio que deu início a carreira dela, mas precisou de uma mudança bem merecida. Como qualquer bom artista, Jeanne quis ampliar a fama dela em vez de jogar tudo para o ar e levar o nome de garota tímida.
Ela entrou brevemente para Warner Brothers para a filmagem em Duel in the Jungle (1954). O filme estava melhor mais não o suficiente. Jeanne, então, assinou um contrato que no mesmo ano, com a Universal Studios com promessas de papéis de melhores perfiz, e altos escaloes. Ela entrou em produção no filme, Man Without a Star (1955), que era um golpe com as audiências e críticos. Depois The Joker Is Wild (1957), e neste mesmo ano, Jeanne se dedicou a familia pela e só teve tempo de aparecer em alguns programas de televisão. Ela retornou, brevemente, para filmar em Guns of the Timberland (1960). Os filmes buscaram esporádicos isso. Em 1967, ela apareceu em um filme de baixo-orçamento chamado Hot Rods to Hell (1967). No filme final ela era Clara Shaw em 1972's Skyjacked (1972).
Jeanne morreu de ataque do coração em Santa Barbara, Califórnia. O marido dela que Paul Brooks tinha morrido dois meses mais cedo.

3 comentários:

Roderick Verden disse...

Muito bonita e q belo par de pernas!

Anônimo disse...

Fiquei encantado com a sua beleza e simpatia, uma das mais belas atrizes que já existiu.

Anônimo disse...

Lìnda! E Deus fez a mulher...