domingo, 8 de março de 2009

JEAN PARKER
















Jean Parker, nascida Lois Mae Green em Montana, no dia 11 de Agosto de 1915 e falecida em 30 de Novembro de 2005, foi uma atriz de cinema americana.
Fez cerca de 70 filmes de 1932 a 1966. Foi descoberta por Ida Koverman, secretária do chegão da MGM Louis B. Mayer. Ela estudou em escolas de Pasadena e se formou em John Muir. Suas aspirações iniciais eram ilustrações artísticas.
Teve carreira de sucesso na MGM, RKO e Columbia incluindo papéis importantes em "Little Women", "Lady for a Day", "Gabriel Over the White House"; "Sequoia"; "The Ghost Goes West" e "Rasputin and the Empress". Em 1939, trabalhou com o Gordo e o Magro em "The Flying Deuces".
Parker permaneceu ativa nos anos 40, trabalhando numa variedade de filmes. Parker era dona do seu próprio aeroporto e serviço de vôo ao lado do seu então marido Doug Dawson em Palm Springs, California pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, ela viajou para diversos hospitais de veteranos ao redor dos EUA e se apresentou na rádio. Nos anos 50, participou de "Black Tuesday", "Gunfighter" e "Lawless Street". Seu último filme foi "Apache Uprising" (1966).
Parker também apareceu na Broadway. Em 1949 substituiu Judy Holliday em "Born Yesterday".
Ela se casou com Robert Lowery em 1950. Dois anos mais tarde, teve seu filho, Robert Lowery Hanks. Nos últimos anos, continuava no teatro e a dava aulas de interpretação. Além dos dois casamentos citados, ela também se casou mais duas vezes, a primeira com Geroge MacDonald (1936 a 1940) e com Curtis Grotter (1944 a 1949).
Jean passou seus últimos dias numa Casa de idosos e em hospital, na California, onde ela faleceu de derrame aos 90 anos, em 2005.

Nenhum comentário: