quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

HELEN TWELVETREES





















Nascida Helen Marie Jurgens no Brooklyn, Nova York, em 25 de dezembro de 1908 e falecida no dia 13 de fevereiro de 1958, Helen Twelvetrees foi uma atriz de cinema e teatro, sendo considerada uma das maiores estrelas de sua época.
Helen se graduou na Academia Americana de Artes Dramáticas, onde conheceu seu primeiro marido, o ator Clark Twelvetrees. Com alguma experiência de palco, ela foi para Hollywood. Seu primeiro trabalho foi na Fox e ela apareceu em 1929 no filme "The Ghost Talks".
Sua carreira foi tão turbulenta quanto sua vida pessoal. Depois de três filmes na Fox, seu contrato acabou. Entretanto, ela assinou com a Pathé e acabou estrelando inúmeros dramas. Quando Pathé foi absorvida pela RKO, Helen se viu fazendo filmes medíocres. Com a chegada de Katharine Hepburn, Twelvetrees deixou o estúdio e começou a trabalhar como "freelance".
Ela também fez dois filmes para a MGM, os quais fizeram os críticos afirmarem que ela tinha um dom de projetar emoção sem fazer força alguma. Contudo, alguns outros críticos achavam que ela superrepresentava.
Entre 1936 e 1937, já casada com seu segundo marido, o ex-dublê Jack Woody (com quem teve um filho), ela aparecia em filmes de faroeste "B" e policiais. Em 1936 ela viajou para Austrália para filmar "Thoroughbred".
Twelvetrees deixou os filmes em 1939 e fez sua estréia na Broadway em 1941. Helen se empenhou muito para fazer Blanche em "A Streetcar Named Desire" no início dos anos 50. Um membro do elenco se recorda dela como "os olhos mais tristes que eu já vi" e que ela parecia ser uma mulher frágil emocionalmente.
Em 1958, Twelvetrees cometeu suicídio ingerindo overdose de drogas. Ela tinha apenas 49 anos de idade, na época estava casada com Conrad Payne.

Nenhum comentário: