quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

HELEN CHANDLER















Helen Chandler nasceu em Charleston, Carolina do Sul, no dia 01 de Fevereiro de 1906 e faleceu em 30 de Abril de 1965, foi uma atriz de cinema e teatro.
Chandler começou sua carreira na em 1917. Em 1920 trabalhou ao lado de John Barrymore e em 1921 ao lado de Lionel Barrymore. Quando fez seu primeiro filme, ela já havia trabalhado em vinte peças teatrais.
Seu filme de estréia foi em 1927 "The Music Master" e em 1930 se juntou a Leslie Howard, Douglas Fairbanks Jr. e Beryl Mercer para a versão cinematográfica da peça de sucesso "Outward Bound". Chandler, com seu cabelo loiro e imagem etérea era considerada perfeita para o papel e recebeu críticas favoráveis a sua interpretação.
Chandler não queria fazer o papel pelo qual ficou mais conhecida em "Dracula" (1931), ela queria ter feito "Alice in Wonderland", mas este papel acabou indo para Charlotte Henry. Chandler, disapontada, se juntou a David Manners e Bela Lugosi no que veio a se tornar um dos filmes de maior sucesso até então. Apesar de ter feito outros filmes de sucesso, ela não deixou de trabalhar na rádio e nem no teatro, se dividindo entre Los Angeles, Nova York e Londres.
Embora no auge do sucesso, ela lutava contra o alcoolismo e sua carreira entrou em declínio. Ela foi hospitalizada diversas vezes mas era incapaz de controlar sua vida. Em 1950, Chandler sofreu severas queimaduras num incêndio no seu apartamento, causado pelo cigarro aceso enquanto ela pegou no sono. Ela sobreviveu mas seu corpo ficou gravemente desfigurado. Ela faleceu em 1965 de ataque cardíaco durante uma cirurgia de úlcera estomacal em Hollywood, California. Seus restos foram cremados de acordo com seus desejos e foram enterrados na capela do Crematório Pines em Los Angeles. Foi casada três vezes e não teve filhos.

Nenhum comentário: