terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

GYPSY ROSE LEE





















Gypsy Rose Lee, também conhecida por Rose Louise Hovick/Louise Hovick, nasceu em Seattle, Washington, no dia 08 de Janeiro de 1911 e faleceu em 26 de Abril de 1970, foi uma atriz americana de filmes, teatro burlesco e escritora, escreveu em homenagem a sua mãe, a peça musical e filme "Gypsy".
Gypsy ficou inicialmente conhecida pelo seu nome do meio, Louise. Sua mãe, Rose Thompson Hovick, era casada com John Olaf Hovick, propagandista de jornal, e sua irmã, Ellen June Hovick (mais conhecida como June Havoc) também era atriz.
Depois da separação dos pais, as garotas se sustentavam aparecendo no 'vaudeville' onde o talento de June brilhava enquanto o de Louise permanecia escondido. Aos 13 anos, June se casou com um rapaz chamadoBobby Reed, a quem Mama Rose prendeu e levou para a polícia com arma escondida. Ela chegou a apertar o gatilho mas a segurança da arma estava travada e o rapaz fugiu. June deixou a atuação de lado e iniciou uma breve carreira como dançarina antes de dar à luz a April Reed por volta de 1930.
Os talentos de Louise como cantora e dançarina eram insuficientes para sutentar o palco sem June. Tornou-se aparente que Louise poderia fazer dinheiro com o teatro burlesco, no qual ela ganhou status lendário. Suas inovações foram um 'strip' casual, comparado as mais burlescas 'strippers' e ela trazia um senso de humor ferino ao ato também. Ela ficou famosa e mudou seu nome para Gypsy Rose Lee, se tornando uma das maiores estrelas do Minsky's Burlesque, onde ela atuou por quatro anos. Ela frequentemente era presa nos shows.
Também viajou para Hollywood, onde adotou o nome de Louise Hovick. Não deu muito certo e ela retornou para Nova York e investiu nuam produção ao lado de Michael Todd (1909-1958). Ela acabou aparecendo como atriz em diversos filmes dele.
Era descrita como uma "stripper" da alta sociedade por H. L. Mencken.
Em 1941, Gypsy Rose Lee escrevey um livro de suspense chamado "The G-String Murders" que se transformou em filme em 1943, "Lady of Burlesque", estrelado por Barbara Stanwyck. Seu segundo livro, "Mother Finds a Body", foi publicado em 1942.
Enquanto trabalhava no Minsky's, Gypsy Rose Lee teve um relacionamento com diversos membros do lugar, de Rags Ragland a Eddy Braun. Em Hollywood, ela se casou com Arnold "Bob" Mizzy em 1937 por insistência do estúdio, o casamento acabou em 1941. Gypsy naquela época estava apaixonada por Michael Todd, e em 1942 numa tentativa de provocar ciúmes, ela se casou com William Alexander Kirkland. Se divorciaram em 1944e tiveram um filho. Gypsy Lee foi casada ainda por uma terceira vez em 1948 com Julio de Diego, mas também se divorciaram. Também teve um caso público com o escritor Carson McCullers.
Gypsy e June, que também se consagrou como artista, continuaram a mandar altas quantias de dinheiro para sua mãe, que abriu uma espécie de pousada para lésbicas em Nova York. Esta propriedada e uma fazenda em Highland Mills, foram alugadas por Gypsy Lee. Mother Rose atirou e matou um dos seus convidados (dizem que era seu amante e que o fez porque ele havia tentado algo contra Gypsy). O incidente foi explicado como suicídio. Enquanto Mamãe Rose estava morrendo de câncer no intestino, suas palavras finais em 1954, foram para Gypsy Lee: "Onde quer que você vá.. Eu estarei com você. Quando você estiver finalmente conseguido ter a vida que merece, lembre-se, é um presente meu para você."
Com a morte da mãe, as irmãs agora poderiam seguir livres para escrever o que quisessem sem correrem riscos. As memórias de Gypsy, entituladas "Gypsy", foram publicadas em 1957 e serviram de inspiração para o musical de Jule Styne, Stephen Sondheim e Arthur Laurents, "Gypsy: A Musical Fable". June Havoc não gostou da forma como ela foi retratada na peça mas foi persuadida e paga para não se opor ao desejo da irmã. A peça e o filme subsequente asseguraram uma volta de Gypsy. As irmãs brigaram. June, em troca, escreveu "Early Havoc e More Havoc", relatando a sua versão da história.
Gypsy Rose Lee continuou a apresentar um talk show em São Francisco. Em 1969, foi diagnosticado câncer nos pulmões pelos médicos, o que fez ela se reconciliar com June rapidamente antes de morrer. "Este é meu presente, você sabe," ela disse a June, "meu presente da Mamãe".
As paredes de sua casa em Los Angeles foram adornadas com telas de Joan Miró, Pablo Picasso, Marc Chagall, Max Ernst e Dorothea Tanning, todos presentes que ganhou dos próprios artistas.
Ela fundou uma das primeiras instituições dedicadas a cães chineses nos EUA, que foi vendida após sua morte para Ida Garrett e Deborah Woods.
Gypsy Rose Lee morreu em Los Angeles em 1970. Está enterrada no Cemitério Parque Inglewood, na Califórnia.

Nenhum comentário: