terça-feira, 20 de janeiro de 2009

DORIS DAY













































Doris Mary Ann von Kappelhoff, conhecida como Doris Day nasceu em Cincinnati, no dia 3 de abril de 1924, é uma cantora e atriz americana das mais populares nas décadas de 50 e 60. Como atriz e cantora brilhou em "Ardida como Pimenta" (Calamity Jane), no qual além de interpretar a personagem do Velho Oeste Jane Calamidade, cantou Secret Love (que recebeu um Óscar de melhor canção).
Outro sucesso foi "Que sera, sera", tema de "O Homem que sabia demais". Mas no filme "Ama-me ou Esquece-me" que fez com James Cagney em 1955, teve a oportunidade de cantar um extenso rol de canções românticas, ao interpretar uma cantora da vida real. Nos anos 60 faria sucesso em comédias românticas, co-estreladas por Rock Hudson.
Seu papel mais frequente era o de sexy ingênua, que vivia assediada por homens que usavam de várias artimanhas para conquistá-la. Esse tipo levou Groucho Marx a proferir uma de suas mais célebres frases: "-Conheci Doris Day quando ela ainda não era virgem".
Foi casada quatro vezes e teve um filho, Terry Melcher, que faleceu em 2004. Desde sua morte, Doris leva uma vida reclusa e solitária, dedicando-se exclusivamente à proteção de animais na Doris Day Pet Foundation, trabalho que vem realizando há várias décadas.
Na categoria de Melhor Atriz, recebeu uma indicação ao Oscar por sua atuação em "Con-
dências à Meia-Noite" (1959). Em 1989 ganhou o Prêmio Cecil B. deMille.

4 comentários:

Roderick Verden disse...

Gosto de Doris "Sardas" Day, assim como das comédias românticas, nas quais ela contracenava com Rock "Sou Gay, mas pareço Machão" Hudson. Tenho uma amiga virtual que detesta estas comédias. Belas fotos!

Anônimo disse...

Simplesmente adorável !!!

Anônimo disse...

Sou um apaixonado pelo trabalho desta atriz . Que viva eternamente em seus filmes.

Laelio Costa disse...

Doris Day foi uma das mais talentosas atrizes de Hollywood. Cantava, dançava e interpretava com imensa perfeição. Inesqueciveis suas atuações em Confidências a Meia Noite, Jane Calamidade, Ama-me ou Esquece-me e sobretudo na obra-prima Um Pijama para Dois, onde a diva é dirigida por Stallen Donen e coreografada por ninguem menos que Bob Fosse.