terça-feira, 20 de janeiro de 2009

DANIELLE DARRIEUX





















Danielle Yvonne Marie Antoinette Darrieux nasceu em 1 de Maio de 1917, é uma atriz e cantora francesa. Sua carreira de oito décadas está entre as mais longas da história do cinema.
Filha de um médico que morreu quando ela tinha sete anos, cresceu em Paris, estudou violoncelo e piano no Conservatório de Música. Com 13 anos, ela participou de um filme musical "Le Bal" (1931). Sua beleza combinada com sua habilidade em cantar e dançar a levaram a ter numerosas ofertas de trabalho.
Darrieux assinou com a Universal Studios para estrelar ao lado de Douglas Fairbanks Jr., "The Rage of Paris" (1938).
Mesmo depois da ocupação da França pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, ela continuou a interpretar, uma decisão que foi severamente criticada por seus compatriotas, mas ela o fez sob ameaça do seu irmão ser deportado para a Alemanha.
Ela voltou à para fazerm em 1951 "Rich, Young and Pretty" depois de vários anos na Europa. Joseph L. Mankiewicz a convidou para estrelar junto a James Mason o filme "5 Fingers" (1952).
Darrieux substituiu Katharine Hepburn no musical da Broadway, "Coco", baseado na vida de Coco Chanel. Ela continuou a trabalhar, sua carreira agora completando oito décadas, atualmente ela está com 91 anos.
Em 1935, Darrieux se casiy com Henri Decoin, que a encorajou a tentar a sorte em Hollywood.
Depois do seu divórcio, ela e o diplomata da República Dominicana, Porfirio Rubirosa, se casaram em 1942. As opiniões anti-nazistas dele resultaram a em residência forçada na Alemanha. Darrieux aceitou uma viagem promocional em Berlim em troca da liberdade de Rubirosa. Eles viveram na Suiça até o final da guerra e se divorciaram em 1947.
Ela se casou com o roteirista George Mitsikides em 1948 e viveu com ele até sua morte em 1991.

Um comentário:

Anônimo disse...

Está adorável em " A sensação de Paris ".
Já foi mãe da Catherine Deneuve 03 X no cinema.