domingo, 25 de janeiro de 2009

DANA WYNTER


















Dana Wynter nasceu Dagmar Spencer-Marcus no dia 08 de junho de 1931 em Berlim, Alemanha mas logo foi morar na Inglaterra. Quando tinha 16 anos, ela viajou com o pai - que era médico cirurgião - para Marrocos e se mudaram para lá. Wynter chegou a estudar na Universidade de Rhodes (a única mulher numa classe de 150) e também tentou o teatro. Depois retornou à Inglaterra.
Wynter começou sua carreira no cinema em 1951, em participações não creditadas em filmes britânicos. Wynter saiu para Nova York em 1953, justamente no dia de Guy Fawkes, um feriado. "Havia todo tipo de fogos explodindo pelo ar", ela mais tarde disse numa entrevista, "e eu não pude deixar de pensar que era tipo uma saudação de boas vindas ao Novo Mundo".
Wynter teve mais sucesso em Nova York do que em Londres. Depois ela se mudou para Hollywood onde, em 1955, ela assinou contrato com a 20th Century Fox. No mesmo ano, ela ganhou o Golden Globe de "Melhor estreante promissor", divido com Anita Ekberg e Victoria Shaw. Wynter então começou a fazer filmes maiores. Seu filme mais famoso certamente é "Invasion of the Body Snatchers" (1956).
During os próximos 20 anos, ela apareceu como convidada em dezenas de séries de TV e como "cameo" em filmes.
Wynter se divorciou do seu único m arido, o advogado de celebridades Greg Bautzer, em 1981. Tiveram um filho: Mark Ragan Bautzer. Wynter, certa vez chamou Hollywood de "Oasis da elegância", atualmente se divide entre as casas na California e Irlanda.

Nenhum comentário: