segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

DALE EVANS





















Dale Evans era o nome artístico de Frances Octavia Smith (nascida em 31 de Outubro de 1912 e falecida em 07 de Fevereiro de 2001), foi escritora, estrela de cinema e compositora de músicas. Foi a terceira mulher do 'cowboy' Roy Rogers.
Depois de começar sua carreira cantando na rádio, ela trabalhou como secretária. Teve uma carreira produtiva como cantora de jazz e swing, o que a levou ao cinema através de um contrato com a 20th Century Fox.
Durante o tempo em que ficou na 20th Century Fox, o estúdio a promoveu como apoio do adolescente Tommy, fato que ela não gostou. Decepcionada e divorciada, ela então foi trabalhar como "cowgirl", co-estrelando filmes ao lado de Roy Rogers nos Estúdios Republic.
Evans se casou com Roy Rogers em Oklahoma, no dia de ano novo em 1947. Rogers e Evans formaram um casal dentro e fora das telas de 1946 até a morte dele em 1998. Tiveram uma filha, Robin Elizabeth, que faleceu de complicações da Síndrome de Down logo após completar dois anos de idade. A vida da filha, inspirou Evans a escrever seu bestseller "Angel Unaware".
De 1951 a 1957, Dale Evans and seu marido estrelaram dezenas de episódios na série de TV "The Roy Rogers Show", no qual ambos continuaram com seus papéis de 'cowboy'/'cowgirl'. Aliado a isso, mais de 30 filmes e centenas de canções, Evans escreveu a conhecida música "Happy Trails."
No outono de 1962, o casal participou de um programa de variedades chamado "The Roy Rogers and Dale Evans Show", que permaneceu no ar na ABC. O programa foi cancelado após três meses, pois estava perdendo ibope para outro programa "The Jackie Gleason Show", da CBS.
Nos anos 70, Evans gravou diversos albuns solo de músicas religiosas. Nos anos 80, o casal apresentou seus filmes semanalmente na rede de TV Nashville. Nos anos 90, Dale teve see próprio programa religioso na TV.
Evans faleceu de falência congestiva do coração, apenas três após a morte do marido.
Por sua contribuição ao rádio, Dale Evans tem uma estrela na Calçada da Fama. Ela recebeu uma segunda estrela por sua contribuição à indústria televisiva. Em 1976, ela entrou para o "Museu Western Performers Hall of Fame" em Oklahoma. Ela também ficou entre as 40 maiores cantores de "country" de 2002.

2 comentários:

ademar queiroz disse...

Roy Rogers e sua estrela Dale Evans encheram de alegria o meu mundo de garoto. Como eu gostava dos faroestes deste artista, sua esposa Dale Evans, linda à beça. É pena que são poucos o que ainda se lembram desses astros, não esquecendo o fenomenal cavalo Trigger que acho que até falava, calculo o sofrimento do Roy quando seu cavalo morreu. Sou cinéfilo e gosto também de música, eu disse música! Velhos e bons tempos aqueles.

Carlos Alberto Silveira Castilhos disse...

De 1997 a 2005 participei de um grupo que aos sabados assistia filmes e seriados das decadas de 40 e 50 na sala de cinema na casa de um grande amigo e colecionador Luiz Felipe Arisio em Porto Alegre RS.Foi uma epoca maravilhosa,em que curtiamos os filmes de Roy Rogers e Dale Evans,Trigger,Rocky Lane,Durango Kid,Rex Allen,Tim Holt,Monte Hale,Gene Autry,e os seriados da Mulher Tigre(Linda Stirling) Nyoka(Kay Aldridge)A Adaga de Salomao(Rod Cameron)Os Demonios do Circulo Vermelho(Charles Middleton,Herman Brix)e os viloes Roy Barcroft,Dick Curtis,George Chesebro e tantos outros...
Foi um tempo maravilhoso,graças a gentileza de nosso amigo,infelizmente falecido,grande colecionador LUIZ FELIPE ARISIO,a quem rendo minha homenagem...
HAPPY TRAILS TO YOU,UNTIL WE MEET AGAIN...