sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CYD CHARISSE





























Cyd Charisse, nome artístico de Tula Ellice Finklea nasceu em 8 de Março de 1921 – e faleceu em 17 de Junho de 2008, foi uma atriz e dançarina norte-americana.
Charisse estudou ballet em Los Angeles com Adolph Bolm e Bronislava Nijinska e subsequentemente dançou no Ballets Russes como "Celia Siderova" e depois "Maria Istromena".[2] O rompimento da Segunda Guerra Mundial levou a divisão da companhia e, retornando para Los Angeles, David Lichine lhe ofereceu um papel de dançarina em Something to Shout About. Isso lhe rendeu a atenção do coreógrafo Robert Alton (o mesmo que também descobriu Gene Kelly) e logo ela se uniu ao corpo dançante de Arthur Freed da MGM, onde se tornou dançarina de ballet residente.[2]
Charisse é principalmente lembrada por suas parcerias no cinema com Fred Astaire e Gene Kelly.
Sua primeira aparição com Astaire foi em uma breve cena em no filme Ziegfeld Follies(1946). Sua próxima aparição com ele foi como papel feminino principal em The Band Wagon (1953) onde dançou com Astaire nas aclamadas coreografias "Dancing in the Dark" e "Girl Hunt Ballet".
Em 1957 ela se reuniu com Astaire na versão cinematográfica de Silk Stockings, um remake musical de Ninotchka, com Charisse no papel que foi de Greta Garbo.
Como Debbie Reynolds, não era uma dançarina treinada, Gene Kelly escolheu Charisse para ser sua parceira no celebrado final de ballet de Cantando na chuva (1952), posteriormente co-estrelou com Kelly em Briadoon. Ela novamente obteve o papel feminino principal ao lado de Kelly no seu penúltimo musical da MGM It's Always Fair Weather (1956).
Após o declínio dos musicais no final dos anos 50, Charisse se aposentou da dança mas continuou realizando pequenas participações em filmes e produções de TV até os anos 90.

5 comentários:

Roderick Verden disse...

Uma amiga me falou que a foto anterior a que ela está de coldre, é da atriz Ann Miller. Bem, eu não sei quem é quem. Tenho umas revistas chamada "Cinema", da década de 70, os editores afirmavam que Cyd Charisse era a mulher mais bela do mundo. Era um mulherão, sim! Que par de pernas, my God! Há muitos anos atrás, vi, na TV, uma entrevista com um bailarino brasileiro, que trabalhou com Cyd e seu marido, Tony Martin(homonimo de um dos cantores da banda de rock Black Sabbath). Ele disse que ambos eram muito chatos.

Gene Eliza Tierney disse...

Perdoe-me a minha ignorância, mas o que é coldre???
Bem, posso garantir que todas as fotos são de Cyd Charisse...

rocky disse...

Também não sei o que seja coldre, mas não reconheci em nenhuma foto a dentucinha, feia mas adorável, Ann Miller.
Cyd Charisse era famosa por ter as mais belas pernas de Hollywood.

Anônimo disse...

Pessoal,coldre é aquele cinturão com um "porta-revolver" que os cowboys usam na cintura.
Posso garantir que aquela foto com o coldre é da Cyd.A Ann Miller, considerada também uma das melhores dançarinas do mundo,tinha o rosto bem diferente.Ela era bem bochechuda e um pouco mais gordinha do que a Cyd.

Anônimo disse...

Pena que as estrelas estão se apagando, sempre as melhores, estão indo antes!