sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CATHERINE DENEUVE

























Catherine Deneuve, nome artístico de Catherine Fabienne Dorléac nasceu em Paris, no dia 22 de outubro de 1943 é uma atriz francesa, considerada um modelo de elegância e beleza galesa e uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês e mundial.
Filha do ator de teatro e cinema Maurice Dorleác e irmã da também atriz Françoise Dorléac, Deneuve estreou no cinema aos 13 anos, em 1956, e durante a adolescência trabalhou em diversos pequenos filmes com o diretor Roger Vadim até chegar ao estrelato mundial em 1964, em Os Guarda Chuvas do Amor, do diretor Jacques Demy.
Nos anos 60, Deneuve fez a reputação de símbolo sexual frio e inacessível através de filmes em que interpretava donzelas lindas e frígidas como A Bela da Tarde de Luis Buñuel e Repulsa ao Sexo de Roman Polanski.
Descoberta por Roger Vadim, (também descobridor de Brigitte Bardot e responsável pela transformação de Jane Fonda em símbolo sexual com o filme Barbarella) com quem teve um relacionamento amoroso e um filho (Christian Vadim), Deneuve foi casada com o famoso fotógrafo de moda londrino David Bailey (em quem o diretor italiano Michelangelo Antonioni se basearia para criar o principal personagem na sua obra-prima cinematográfica Blow-Up), e após o fim do casamento, envolveu-se com o ator italiano Marcello Mastroianni, com quem teve uma filha, Chiara Mastroianni, em 1972.
Durante os anos 60 e 70, Catherine Deneuve teve uma rica carreira cinematográfica, estrelando filmes de sucesso internacional como A Sereia do Mississipi, Mayerling, Tristana, Pele de Asno, entre outros, que além de a afirmarem como a grande estrela do cinema europeu da época, a transformaram no sinônimo de beleza francesa, fazendo dela a musa da alta costura da França, principalmente do estilista Yves Saint Laurent e o rosto dos perfumes Chanel (o Chanel Nº 5, ligado a seu rosto e sua imagem, foi o mais vendido e famoso perfume do mundo por mais de duas décadas), levando-a a substituir Brigitte Bardot como a efígie de Marianne, a figura feminina oficial da República da França, estampada em selos e moedas do país.
Nos anos 80, Deneuve continuou fazendo trabalhos importantes em O Último Metrô de François Truffaut e Fome de Viver, de Tony Scott, junto com Susan Sarandon e David Bowie, no papel de uma vampira gótica e bissexual, que a transformaria num ícone de lésbicas, gays, góticos e novos artistas da década de 80.
Deneuve sobreviveu como ícone do cinema nos anos 90, recebendo seu segundo César (o maior prêmio do cinema francês) e uma indicação ao Oscar de melhor atriz pelo filme Indochina, de 1992, que naquele ano ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro da Academia de Hollywood. Seus últimos filmes de sucesso mundial foram Dançando no Escuro, de Lars Von Trier, com a cantora e atriz islandesa Bjork, Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 2000 e 8 Mulheres, de 2002, ao lado de algumas das maiores atrizes francesas como Fanny Ardant e Emmanuelle Béart.

Indicação ao Oscar de Melhor Melhor Atriz, 1993, por Indochina
Indicação ao BAFTA de Melhor Atriz, 1969, por A Bela da Tarde
Prêmio César:
1981 Melhor Atriz, O Último Metrô
1993 Melhor Atriz, Indochina
1976 Melhor Atriz, O Selvagem
1982 Melhor Atriz, Hôtel des Amériques
1988 Melhor Atriz, Agent trouble (1987)
1989 Melhor Atriz, Drôle d'endroit pour une rencontre
1994 Melhor Atriz, Minha Estação Preferida
1997 Melhor Atriz, Os Ladrões
1999 Melhor Atriz, Place Vendôme
2006 Melhor Atriz Co-adjuvante, Palais Royal!

Prêmio David di Donatello
1981 Melhor Atriz Estrangeira, O Último Metrô

Prêmio Golden Camera
1993 Por sua atuação no filme Minha Estação Preferida

Prêmio Moscow International Film Festival
1997 Contribuição ao mundo do cinema

Prêmio Satellite
Indicações:
2001 Melhor Atriz Co-adjuvante, Drama, Dançando no Escuro
2008 Melhor Atriz em Filme Comédia ou Musical, Um Conto de Natal

Prêmio Festival de Cinema de Veneza
1998 Melhor Atriz, Place Vendôme

Curiosidades:
Marilyn Monroe é a sua atriz favorita.
Deneuve jamais fez qualquer peça de teatro por medo de representar ao vivo no palco.
Ela gostou tanto de um filme do diretor Lars von Trier, que lhe escreveu falando de sua admiração e pedindo um papel em qualquer filme dele. O resultado foi sua participação em Dançando no Escuro, filme do diretor de 2000, Palma de Ouro em Cannes.
Tem uma série de perfumes franceses batizados com seu nome.
Ela também é designer de jóias, sapatos e óculos.

4 comentários:

Roderick Verden disse...

Considerada por muitos como a mulher mais linda do mundo.Uma vez, li uma matéria, numa revista, em que o autor dizia que Steve MacQueen declarou que Catherine Deneuve era uma beleza que não demoraria a derreter... Ele(o autor do texto) disse: "Pobre MacQueen, já virou pó a muito tempo, enquanto Catherine continua belíssima". Não sabia que o sortudo Marcelo Mastroianni teve um caso com a bela LOURA, viu, Gene? hehe. Kisses

rocky disse...

Foi uma das poucas estrelas que conheci pessoalmente, aos 21 anos de idade, após "Les Parapluies de Cherbourg".
Pessoalmente era ainda mais linda. Não parecia uma mulher, porém, uma estátua. Perfeita!

Gene Eliza Tierney disse...

Não somente um caso, mas também uma filha, Chiara Mastroianni, não tão linda quanto a mãe!

Seja você disse...

Mas Chiara é bonita.